quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões - Download de Livro


Os Lusíadas  é um poema épico Português de Luís Vaz de Camões. Escrito em forma homérica, o poema concentra-se principalmente em uma interpretação fantástica das viagens portuguesas de descoberta durante os séculos 15 e 16. Os Lusíadas é frequentemente considerado como épico nacional de Portugal, tanto na forma como a Eneida de Virgílio era para os romanos, bem como a Ilíada de Homero e da Odisséia para os gregos antigos. Ele foi impresso pela primeira vez em 1572, três anos após o autor ter retornado de uma viagem as Índias. Os Lusiadas é considerado o livro que ajuda a definir a língua portuguesa moderna e possuiu um valor cultural e artístico inestimável.


O poema é constituído por dez cantos, com um número variável de estrofes (1102 no total), escrito em dodecassílabos com rima na oitava que tem a estrutura rítmica na forma ABABABCC em esquema de rimas.
O poema é composto de quatro seções:
1. Uma introdução (proposição - apresentação do tema e heróis do poema)
2. Invocação - uma oração para as Tágides, as ninfas do rio Tejo;
3. A dedicação - (para D. Sebastião), seguido de narração (o próprio epic)
4. Um epílogo, (início no Canto X, estrofe 145).

A secção do meio contém a narração e uma variedade de cenas. A parte mais importante de Os Lusíadas, a chegada na Índia, foi colocada no ponto no poema que divide o trabalho de acordo com a seção áurea no início do Canto VII. Este é o clima do poema.

Leia a integra de os Lusíadas de Luís Vaz de Camões e fazendo o download do livro AQUI.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog