quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que é o Casamento? Peça de José de Alencar - Download de Livro


José Martiniano de Alencar (o nosso consagrado José de Alencar) nasceu no que hoje é o bairro de Messejana, Fortaleza, Ceará, em 1 de maio de 1829, ao senador José Martiniano Pereira de Alencar e sua prima Ana Josefina de Alencar. Movendo-se para São Paulo em 1844, graduou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1850 e começa a seguir a sua carreira advogado no Rio de Janeiro. Convidado por seu amigo Francisco Otaviano, ele se torna um colaborador para a revista Correio Mercantil. Ele também escreveu para o Diário do Rio de Janeiro e no Jornal do Commercio.
Foi no Diário do Rio de Janeiro, durante o ano de 1856, que Alencar ganhou notoriedade, escrevendo sobre a  A Confederação dos Tamoios, sob o pseudônimo de Ig. Nestas, ele criticou o poema homônimo de Gonçalves de Magalhães. Também em 1856, ele escreveu e publicou em folhetim o seu primeiro romance: Cinco Minutos.
Ele era um amigo pessoal de Joaquim Maria Machado de Assis. Coincidentemente, Alencar é o patrono da cadeira ocupada Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.
Ele morreu no Rio de Janeiro em 1877, vítima de tuberculose.

A Peça O que é o Casamento? é uma critica bem humorado aos costumes de união matrimonial na época de José de Alencar. A peça tem um tom divertido e se parece como uma comédia de costumes a lá A Comédia dos Erros de Shakespeare. Vale muito a pena ler a peça que mantem diversas das suas alfinetas na instituição do casamento completamente atuais. Como a questão do ciumes, da possessão financeira e da submissão das mulheres ao marido.

Faça o download do livro completo, ou leia diretamente na internet O que é o Casamento? clicando AQUI.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog